Município de Bayeux/ PB
Bayeux é um município do Estado da Paraíba, localizado a seis km da capital João Pessoa, tendo esta como limite a leste e Santa Rita a oeste. Sua população é estimada em mais de 95 mil habitantes. A Ilha do Eixo, ainda parcialmente coberta de manguezais, é parte integrante de seu território e se situa no estuário do rio Paraíba. Possui uma importante área representativa do ecossistema manguezal, mostrando-se de grande importância para a preservação da fauna e da flora ameaçadas, mas ainda existentes no estuário do rio Paraíba. Além de quilômetros de rios navegáveis. A colonização do município teve seu início devido ao povoamento das cidades vizinhas, João Pessoa e Santa Rita, e Bayeux sofreu a influência da colonização destes locais. O nome da cidade foi por sugestão do paraibano e fundador dos Diários Associados, o jornalista Assis Chateaubriand, em homenagem a outra cidade francesa, de mesmo nome, que foi a primeira localidade a ser liberada das mãos dos nazistas pelos aliados, durante a Segunda Guerra Mundial (Ibid). A maior produção de caranguejo do Estado da Paraíba é localizada na cidade, chegando a produzir 114,7 toneladas, no ano de 1996, o que corresponde a 24,62% da produção estadual. Atualmente é conhecida como a cidade do caranguejo, promovendo anualmente uma semana festiva dedicada ao caranguejo (carangafest) (Ibid).
Caracterização da comunidade São LourençoA comunidade São Lourenço localizada as margens do manguezal na cidade de Bayeux, Estado da Paraíba, foi fundada na década de 80 (oitenta). Aproximadamente quatro anos após sua fundação, foi formada uma cooperativa com a participação de uma freira italiana conhecida como irmã Blandina e o arcebispo da Paraíba daquela época Don José Maria Pires e alguns moradores, com o objetivo de apoiar os moradores prejudicados por uma enchente no local, algum tempo depois a mesma foi extinta por falta de recursos financeiros. A comunidade é composta por 2.000 mil habitantes, a faixa etária é de 0 a 60 anos com predominância de crianças.
todos nos dependemos do meio anbiente nao entemdo como somos capazes de destruir o q de mais belo ha no brasil, que é a natureza pos nessecitamos dela .
ResponderExcluir